Endereço: Rua Leão XIII - 303 - - Jardim São Bento - São Paulo - SP CEP: 02526-000

A liturgia desta Sexta-feira da 7ª Semana da Páscoa nos convida a olhar com atenção para o chamado de Jesus ao discipulado autêntico e fiel, bem como para o testemunho corajoso de Paulo diante das adversidades.

Leituras: At 25,13b-21 / Sl 102(103),1-2.11-12.19-20ab (R. 19a) / Jo 21,15-19

Cor: Branco

PRIMEIRA LEITURA

Primeira Leitura (At 25,13b-21)

Leitura dos Atos dos Apóstolos

Naqueles dias, 13b o rei Agripa e Berenice chegaram a Cesareia e foram cumprimentar Festo. 14 Como ficassem alguns dias aí, Festo expôs ao rei o caso de Paulo, dizendo: “Está aqui um homem que Félix deixou como prisioneiro. 15 Quando eu estive em Jerusalém, os sumos sacerdotes e os anciãos dos judeus apresentaram acusações contra ele e pediram-me que o condenasse. 16 Mas eu lhes respondi que os romanos não costumam entregar um homem antes que o acusado tenha sido confrontado com os acusadores e possa defender-se da acusação. 17 Eles vieram para cá e, no dia seguinte, sem demora, sentei-me no tribunal e mandei trazer o homem. 18 Seus acusadores compareceram diante dele, mas não trouxeram nenhuma acusação de crimes de que eu pudesse suspeitar. 19 Tinham somente certas questões sobre a sua própria religião e a respeito de um certo Jesus que já morreu, mas que Paulo afirma estar vivo. 20 Eu não sabia o que fazer para averiguar o assunto. Perguntei então a Paulo se ele preferia ir a Jerusalém, para ser julgado lá. 21 Mas Paulo fez uma apelação para que a sua causa fosse reservada ao juízo do Augusto Imperador. Então ordenei que ficasse preso até que eu pudesse enviá-lo a César”.

Graças a Deus.

Palavra do Senhor.

SALMO

Responsório Sl 102(103),1-2.11-12.19-20ab (R. 19a)

– O Senhor pôs o seu trono lá nos céus.

– O Senhor pôs o seu trono lá nos céus.

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores! 

– Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes. 

– O Senhor pôs o seu trono lá nos céus, e abrange o mundo inteiro seu reinado. Bendizei ao Senhor Deus, seus anjos todos, valorosos que cumpris as suas ordens.

EVANGELHO

Evangelho (Jo 21,15-19)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— O Espírito Santo, o Paráclito, haverá de lembrar-vos de tudo o que tenho falado.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15 e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”. 16 E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17 Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18 Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 19 Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

REFLEXÃO

A liturgia desta Sexta-feira da 7ª Semana da Páscoa nos convida a olhar com atenção para o chamado de Jesus ao discipulado autêntico e fiel, bem como para o testemunho corajoso de Paulo diante das adversidades.

Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos (At 25,13b-21)

Na leitura dos Atos dos Apóstolos, acompanhamos Paulo diante das autoridades romanas. Ele é acusado injustamente pelos líderes judeus, mas Festo, representante romano, percebe que as questões levantadas dizem respeito à fé e à afirmação de Paulo de que Jesus está vivo. Sem provas concretas, Festo consulta o rei Agripa sobre como agir. Paulo, por sua vez, apela para ser julgado por César, demonstrando confiança na justiça e, sobretudo, firmeza na missão de testemunhar o Evangelho mesmo nas situações mais difíceis.

Evangelho: João (Jo 21,15-19)

No Evangelho, Jesus ressurreto aparece aos discípulos e faz a Pedro uma pergunta fundamental: “Simão, filho de João, tu me amas?” Por três vezes, Pedro é questionado, numa clara referência à sua tríplice negação, e por três vezes reafirma seu amor ao Senhor. Jesus, então, lhe confia o cuidado do rebanho: “Apascenta as minhas ovelhas”. Mais do que uma reparação, é um chamado para que Pedro viva o amor autêntico, traduzido em serviço e entrega. Jesus anuncia também que o seguimento implica sacrifício, até mesmo o martírio, mas conclui com um convite cheio de esperança: “Segue-me”.


Reflexão: Amor que Restaura e Envia

A Sexta-feira da 7ª Semana da Páscoa nos convida a refletir sobre o verdadeiro sentido do amor cristão. O diálogo de Jesus com Pedro é profundo e atual: amar a Cristo exige mais do que palavras, pede uma vida dedicada, disposta a cuidar, a perdoar e a servir. Assim como Pedro, todos nós somos chamados a superar nossas quedas e inseguranças, permitindo que o amor de Deus nos restaure e nos confie uma missão.

A experiência de Paulo, por outro lado, recorda que seguir Jesus pode significar enfrentar incompreensões, desafios e até perseguições. No entanto, a fidelidade e a coragem do apóstolo inspiram-nos a não recuar diante das dificuldades, mas a confiar sempre na presença do Senhor que nos acompanha e fortalece.

Neste tempo pascal, renovemos nosso compromisso de amar, servir e seguir Jesus em todas as circunstâncias, certos de que, mesmo nos momentos de fraqueza, Ele nos chama, perdoa e confia novamente em nosso testemunho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *