Padre José Allamano, fundador do IMC, será canonizado.

Reveja todos os passos que levam à canonização do beato José Allamano acessando o link abaixo:

https://consolataamerica.org/pt/allamano-santo-em/

Na quinta-feira, 23/05/24, o Papa Francisco aprovou o decreto que autoriza a canonização do Padre José Allamano (1851-1926), fundador dos missionários e missionárias da Consolata. Ele foi beatificado em 7 de outubro de 1990 por São João Paulo II.
O milagre atribuído à intercessão do Bem-aventurado aconteceu no Brasil, aonde os missionários da Consolata chegaram em 1948, mais precisamente em Roraima, na região amazônica. Desde o princípio, eles estiveram dedicados ao acompanhamento das comunidades desse território e de modo especial aos indígenas das atuais Terras Indígenas Raposa-Serra do Sol e ianomami.
E foi justamente no território ianomami que o indígena Sorino foi curado milagrosamente em 7 de fevereiro de 1996: no primeiro dia da novena ao Bem Aventurado José Allamano, o indígena, então com 40 anos de idade, foi atacado por uma onça na floresta, e sua vida esteve em risco, pois parte do seu cérebro ficou exposto. Realizado o atendimento inicial, teve de esperar oito horas até ser transferido de avião a um hospital de Boa Vista, capital do estado, onde foi operado e ingressou em cuidados intensivos. Seus familiares e os religiosos e as religiosas da Consolata invocaram a intercessão do Bem-aventurado José Allamano e colocaram uma relíquia do Beato junto à cama do indígena. Dez dias depois, Sorino despertou da operação sem problemas neurológicos e nas semanas seguintes retomou suas atividades cotidianas sem qualquer sequela. (DG)

(esta matéria foi publicada no Jornal O São Paulo, edição 3499 de 29 de maio de 2024).

Acesse também o link https://imc.consolata.org.br/o-bem-aventurado-jose-allamano-santo/ para ter mais detalhes da canonização na entrevista do Pe. Paulo Mzé, Superior Regional do IMC em São Paulo.

————————————————————————————————————————————————————-

A Paróquia Nossa Senhora Consolata do Jardim São Bento, São Paulo lança a série “Primeiro santos, depois missionários” sobre a vida do Fundador dos Institutos Missionários da Consolata, o Bem-aventurado José Allamano, que se tornará santo no dia 20 de outubro de 2024.

A série é composta por 10 episódios, na qual deseja-se mostrar o processo de fé e o fio condutor que fizeram com que a Igreja pudesse nomear Santo, o Fundador dos Missionários e das Missionárias da Consolata. Semanalmente, publicaremos um episódio, até a semana da canonização do Bem-aventurado José Allamano.

O primeiro episódio tem como tema “Filho de uma família normal”, apresentando a família de José Allamano. O segundo, “Procura do sentido da vida”, quando o jovem Allamano define sua vocação. O terceiro episódio, “A moda de ir para a Missão”, narra a desilusão de Allamano por não conseguir partir em missão devido à fragilidade de sua saúde. No quarto episódio, “Conversas íntimas com a Consolata”, fica claro que Nossa Senhora conduziu a fundação dos dois Institutos Missionários. No quinto episódio, ele declara sua intenção de fundar uma Família, por isso o tema é “O desafio de fundar uma Família”. No sexto “Superando obstáculos e provações”, Allamano afirma que a Eucaristia e o amor à Consolata foram os sustentáculos de sua vida. No sétimo episódio, “Aprendendo dos seus filhos e filhas”, Allamano relata que aprendia mais do que ensinava com as cartas e correspondências que recebia dos missionários e missionárias. O oitavo episódio,”Ensinando a Missão”, mostra a preocupação de Allamano em transmitir aos seus missionários e missionárias a necessidade de se preocuparem em ser santos, depois missionários. No nono episódio, Allamano se mostra um Pai presente e amoroso, por isso o tema é “Paternidade sempre presente”. Fechando a série, o décimo episódio narra o milagre que proporcionou a esse Bem-aventurado, sua canonização, por isso o tema é “Allamano se fez presente na Amazônia”.

O conteúdo da série foi escrito pelo missionário da Consolata, padre Maurício Guevara, formador no Seminário Teológico Padre João Batista Bísio, São Paulo, SP. A narração é de Maria Emerenciana Raia, paroquiana e editora da revista Missões.

Ouçam o primeiro episódio com o tema “Filho de uma família normal”.

Episódio 1.

A seguir, o 2. episódio da série “Primeiros santos, depois missionários”, cujo tema é “A procura do sentido da vida”.

Episódio 2.

A seguir, o 3. episódio da série “Primeiros santos, depois missionários”, cujo tema é “A moda de ir para a missão”.

Episódio 3.

Os comentários estão fechados.