Nossos Párocos

27 de Março de 2023

Nomeação do Pároco Pe. Cláudio Cobalchini, IMC

Foto: J.H. Monfré

No domingo, 12/3/23, ocorreu a posse canônica do novo Pároco da Paróquia Nossa Senhora Consolata, o Padre Cláudio Cobalchini, do Instituto Missões Consolata (IMC). Nascido em Tucunduva (RS), ele tem 72 anos de idade, 41 dos quais como sacerdote, sempre dedicado à missão em regiões distantes e carentes, sendo seus últimos seis anos em Manaus (AM) e Boa Vista (RR), de 2019 a 2022, acumulando a função de Vice Superior do Brasil.

A missa de posse como o 22o Pároco da Paróquia Nossa Senhora Consolata foi presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, sendo concelebrantes o novo Pároco, além dos Padres Gianfranco Graziola, representado o Superior da Ordem, Lourenço Ferronnatto, e João Carlos Greco.

Na homilia, Dom Odilo exortou: “Nesta Quaresma, nos preparemos, refletindo a mensagem do Evangelho. Para quem encontrou o poço, não o esconda; quem encontrou a rocha, não a esconda, pois sob a rocha está Deus, é Nele que buscamos vida; Nele que buscamos salvação”.

Após a homilia, Padre Cláudio recebeu de Dom Odilo os sinais de missão de Pároco, a chave da igreja e do sacrário, para que cuide da porção do povo de Deus que lhe foi confiado e da Eucaristia, ápice e fonte de todo culto da vida cristã. Lembrou também que a Eucaristia é o centro de toda ação pastoral e de toda a vida da Paróquia.

Fev.2012 a 2023: Pe. Moisés Roberto Facchini, IMC

2006 a 2012: Pe. João Monteiro da Felícia, IMC

Nasci na aldeia de Golpilheira, Batalha (1), Leiria, Portugal aos 06/04/1937. Fiz a escola primária na minha aldeia. Até ao ano de 1952 fiz uma vida normal como todo adolescente. Com 15 anos, em 1952 entrei no seminário dos missionários da Consolata em Fátima onde cursei o segundo grau. Em 1961 segui para a Itália onde fiz o noviciado. Professei e fui para a cidade de Turim onde estudei filosofia e teologia. Fui ordenado sacerdote em 17/12/66 na cidade de Turim, Itália com mais 47 companheiros. Em 17de Dezembro de 1967 cheguei a Nacala, Moçambique, onde trabalhei como missionário da Consolata até Agosto de 1972. Em 1973 cursei psicologia e pedagogia em Roma no PAS (Pontifício Ateneu Salesiano) e espiritualidade no Antonianum. Em 1974 cheguei ao Brasil, Erexim, RS, trabalhando na formação. Em 1979 estava em São Paulo no seminário filosófico. Em 1981 foi destinado a Portugal onde trabalhei nos seminários até 1993. Em 1994 estava em Roma para atualização. Em 1995 cheguei a São Paulo, Brasil. De 1995 até 2006 trabalhei na Bahia (Salvador e Jaguarari). Em 2006 fui destinado à paróquia Nossa Senhora Consolata em São Paulo onde trabalho atualmente como pároco.

Os gostos maiores: Bíblia. Psicopedagógicas. Línguas. Elétrica e eletrônica, manutenção em geral, e a informática é também um campo aberto e gostoso. A Eucaristia é a celebração do Senhor e o encontro semanal dos irmãos da mesma fé e por este motivo gosta de celebrações festivas. Admiro igrejas bem cuidadas e que suscitem a vivência espiritual. Sou devoto de Maria, Mãe de Jesus, Fátima, Consolata e Aparecida. Admiro a arte e o canto litúrgico. Sempre joguei vários esportes e a bola me encanta.  Gosto de ajudar quem precisa dos meus préstimos.

Sonhos: Gostaria de ver concretizado, no nosso mundo, o bem estar para toda a pessoa sem distinção. Uma cultura geral de nível superior para todos. Uma religião que ofereça paz, amor e felicidade para toda a pessoa de boa vontade. Confirmo a todo o mundo que nunca deixe de sonhar. Um dia o sonho se tornará realidade.

Deus seja louvado!

Deixo-vos a benção de Deus e o carinho da Mamãe. Amém!

(1) Para saber mais um pouco sobre a história da cidade da Batalha, visite o site masefatima.blogspot.com sobre o Mosteiro da Batalha: Património da Humanidade, terra natal do Pe. João. Quem desejar conhecê-lo entre no site. Bom divertimento.

MOSTEIRO DA BATALHA E ARTE SACRA

Júlio Órfão, diretor deste monumento sob tutela do Instituto de Gestão do Património Arquitetônico e Arqueológico (IGESPAR), será o convidado especial desta edição. Foi aluno dos missionários da Consolata.

Natural da freguesia de São Mamede, concelho da Batalha, é licenciado em História e possui uma Pós-graduação em Educação Patrimonial. Foi docente do ensino secundário no Centro de Estudos de Fátima, vereador da Câmara Municipal da Batalha, autor de diversas obras sobre o Mosteiro da Batalha, sendo o seu diretor desde 1992. Foi também representante da Secretaria de Estado da Cultura na Comissão Regional de Turismo da ex-Região de Turismo de Leiria-Fátima.

Classificado pela UNESCO como Património Mundial em 1983, o Mosteiro da Batalha é o símbolo mais marcante da Dinastia de Avis. Construído por iniciativa de D. João I, na sequência de um voto à Virgem, caso vencesse a Batalha de Aljubarrota (1385), as obras iniciaram-se logo no ano seguinte, sob direção do arquiteto português Afonso Domingues.

O Mosteiro tem sofrido aos longos dos anos graves problemas de conservação em virtude da proximidade do IC2, (estrada principal) aguardando-se há anos a construção de uma variante que desvie o tráfego de veículos, principalmente os pesados.

No dia 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das 7 Maravilhas de Portugal.

Tertúlias no Museu? resulta de uma parceria entre o Museu de Arte Sacra e Etnologia dos Missionários da Consolata e a Junta de Freguesia de Fátima visando desenvolver mecanismos culturais para a comunidade local. Quando visitar Portugal inclua BATALHA no seu roteiro.

Museu de Arte Sacra e Etnologia

Missionários da Consolata

Rua Francisco Marto, 52 Apt. 5

2496-908  FÁTIMA

Tel. 249 539 470
Fax 249 539 479

e.mail museuartesacra@consolata.pt

masefatima.blogspot.com

Após seis anos de serviço à nossa paróquia, o Pe. João Monteiro, obedecendo à determinação da Ordem Instituto Missionários da Consolata, transferiu-se para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do bairro Imirim, do mesmo setor regional de Sant’Ana. O Pe. Moisés Facchini, também do IMC, o sucedeu em fevereiro de 2012.